moda do dia-a-dia !!!!

Como se vestir para uma entrevista de emprego

O dueto camisa e saia faz uma combinação sóbria e moderna, ideal para impressionar numa entrevista de trabalho. A imagem impecável é arrematada por cinto clássico, peep toes bem femininas e bolsa prática
                                       moda & estilo oral 





Categoria: Tendência
Escrito por Angelina Bonaldi Klöppel às 13:53
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07.03.2009 


Tribo Patricinhas
TRIBO PATRICINHAS


Ser patricinha não é simplesmente gostar de fazer compras e estar sempre impecável. Ser patricinha também é um estilo de vida. Claro que,

 “prioridade número um dos integrantes dessa tribo é estar sempre na moda. Mas, é claro, sem extravagâncias, pois eles são pessoas de muita "classe". Quanto ao comportamento, as patricinhas e mauricinhos são alegres, divertidos e os mais populares da escola.” (Castilho, 2007)

            Conforme Marques, (2008) Os verdadeiros integrantes da tribo patricinha/ mauricinhos não têm vergonha de assumir que gostam mesmo de aproveitar a vida com tudo o que o dinheiro pode comprar: roupas, produtos e tratamentos de beleza, carros, viagens, festas. Enfim, encaram a vida como uma grande festa, na qual você deve aproveitar tudo e estar sempre bonito e contente. São seres da sociedade capitalista urbana, gostam de estar nas grandes cidades, onde há circulação de dinheiro e tecnologia. Freqüentam festas badaladas, pois gostam de conhecer pessoas do mesmo meio e, narcisistas, também adoram ser reconhecidos.
Geralmente, os integrantes desta tribo possuem valores burgueses tradicionais como: família, educação, casamento, trabalho como meio de ascensão social e propriedade privada.
            As patricinhas/mauricinhos
 “adoram roupas de griffe, perfumes caros, cabelo alinhado e falar no celular. As meninas preferem rosa e azul claro, sandália ou sapato bem alto, peças com cortes simples e tecidos de tela, acessórios de strass, frente-única, microshort, mochilas enfeitadas e óculos grandes. Os meninos preferem azul-marinho, amarelo e vermelho vivo em tecido liso ou xadrez, camisas de gola pólo ou social esportiva, blusa de malha nas costas, sapatos de bico quadrado, relógios chamativos e cabelo arrumado com gel.” (MARQUES, 2008)
Conforme Vergilius, (2001), as patricinhas às 7 horas da manhã, já estão impecáveis, com modelitos da última moda e nem um fio de cabelo desarrumado. Elas costumam ter o último modelo de celular e o seu passeio preferido é ir ao shopping. Simplicidade decididamente não é a palavra chave dessa turma que jamais sai de casa sem cuidar do look e caprichar na produção.


Gata Bakana

2nd Floor
 

Floripa Fashion



Fotos: Fernanda Mattos, Suelen Benvenutti e Angelina Klöppel.




Categoria: Atualidade
Escrito por Angelina Bonaldi Klöppel às 12:28
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05.08.2008 


Panorama da Moda Atual (Patrícia Píaz)
Cada nova estação é uma festa de cores, tendências e estilos, cuja única intenção é ressaltar a beleza interna e externa de cada pessoa, valorizando as formas e as características do momento. Mas atualmente, a moda está muito preocupada com a questão do planeta e os efeitos que estão ocorrendo, e assim vem ajudando muito nessa questão. Fazendo das mais variadas formas os tecidos para que o meio ambiente não seja agredido e nem prejudicado.
A moda tem seus vários estilos e tendências que se renova a cada estação. Conforme Maia, Francielle (2008), as Legging saem de cena, e as meias calça coloridas entram para alegrarem nosso inverno. A moda dos Trenchs usados com calças skinny e a nova tendência das meias coloridas, ganha mais uma forma de ser usado, agora são somente eles, muitas pessoas vem os usando como vestidos.
Fonte: Site Moda, Arte & Expressão
Conforme Tomás, (2007), a cintura alta está com tudo, seja nas calças, nos jeans, nos shorts e nas saias, tudo combinando com um mega salto. A intenção é valorizar a cintura feminina, deixando qualquer mulher um luxo. Muitas atrizes, artistas e modelos já aderiram a esta tendência. A ícone fashion Kate Moss foi a primeira a usar. Depois de várias temporadas de ditadura da cintura baixa, as calças altas estão ganhando espaço. As versões skinnys em denin escuro e colorido (antigos jeans color) são as mais encontradas.
 
Fonte: Site Brasil do Bem
Conforme a redação do Jornal da Globo¹, a última moda no Japão desfila também nas ruas. Produtos de exportação e releitura de influencia ocidentais, a moda japonesa tem as Lolitas um dos maiores símbolos. É a idéia de boneca, uma coisa rococó, feminina, delicada. 
Fonte: Site Comunidade Moda
"O xadrez aparece com força total no inverno e pode ser incorporado em todas as tendências de moda, como rock’n roll, neo-hippie, romântico, anos 20 e old school” (Lacerda, 2008)
Fonte: Site Moer a Malagueta
Inverno ou Verão. Não importa qual é a estação do ano: as sapatilhas são verdadeiros clássicos que não saem da moda. Na verdade, elas ficaram um pouco esquecidas, mas atualmente estão super em alta, pois não é para menos alem de combinar com tudo dão um ar elegante e charmoso que podem ser usados tanto com calça, saia, vestidos, bermudas, que elas ficam uma graça. Conforme Zimmer, Nelson (2008), há pouco tempo, as sapatilhas não eram tão populares entre mulheres de todas as idades, como são hoje. Aos poucos, foram entrando de vez no circuito fashion  mundial.



[1] Site Porto Cultura / Moda / Notícias



LACERDA, LÍLIAN. Damas de xadrez. Vila Fashion. Abril de 2008. Disponível em:
http://vilafashion.vilamulher.com.br/materia/estilo-e-tendencias/46-damas-de-xadrez.html Acesso em: 9 de Junho de 2008
MAIA, FRANCIELLE. Acessórios de inverno nas ruas. Moda, Arte & Expressão. Abril de 2008. Disponível em:http://francielledamaia.wordpress.com/category/moda-na-rua/ Acesso em: 9 de Junho de 2008.
TOMÁS, JANEISA. Cintura Alta: Você vai encarar?. Brasil do Bem. Disponível em:
http://brasildobem.blogspot.com/2007/10/cintura-alta-voc-vai-encarar.html Acesso em: 9 de Junho de 2008.
JORNAL DA GLOBO. Olhar Japonês. Disponível em:
http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20080609-323453,00.html Acesso em: 27,

Abril de 2008




Categoria: Atualidade
Escrito por Angelina Bonaldi Klöppel às 14:54
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16.07.2008 


Década de 90
Continuaram nesta década, as releituras históricas da moda, e o conceito tribos urbanas teve seqüência com a moda grunge, um estilo descontraído, com peças sobrepostas e a famosa camisa de flanela xadrez amarrada à cintura. Também em evidencia em 1990 os clubbers, drag queens, cybers, ravers entre outros; e a ordem mais uma vez foi a moda jovem muito ousada e irreverente. Porém agora não mais era indiscutível ser fiel a um só estilo, podendo diversificar, adquirindo o caráter de mistura, absorvendo diversas referências.
 
Fonte: Azideias.blogspot
Fonte: Erowid.org
Fonte: Dontstayin.com
Desde o término da segunda Guerra Mundial não se pode mais desvincular o comportamento jovem e moda jovem dos movimentos musicais. A preocupação ecológica também esteve em alta nos anos 1990. 
Fonte: Brianalexander.wordpress
moda teve a característica de rejuvenescimento. “Paradoxo” também foi grande onda com o oriental X ocidental; masculino X feminino; caro X Barato etc.
  
As influências dessa época foram absolutamente contrastantes, opostos então começaram a viver em harmonia. Não havia mais uma única verdade de moda mas várias realidades, muitos caminhos a serem trilhados. O conceito “tribos de moda” foi marcante no período, e o termo “fidelidade ao seu estilo” tornou-se condição incontestante. Com isso, os punks continuaram com sua ideologia e visuais próprios, logo surgiram os góticos, denominados dedarks¹trazendo um aspecto de romantismo religioso. O medo da guerra nuclear e um conseqüente fim do mundo fizeram com que essa tribo se manifestasse visualmente em preto total! Aspectos de palidez, cabelos negros, maquiagem escura e capas longas pretas sobrepostas às peças também pretas identificaram os góticos.

Fonte: Especial Moda (Folha Online)
Criadores japoneses em Paris trouxeram à moda a filosofia zen, recebendo o nome de minimalismo. O slogan desse movimento foi “Menos é Mais”, usavam o mínimo possível de cortes, cores e acabamentos. Tons de preto em geral foram a grande identidade da moda nessa década. Porém, paradoxalmente a isso houve também o outro lado em que o culto ao corpo se fez presente, trazendo assim a onda de academias de ginástica. Outro reflexo na moda, vindo do mercado financeiro. Essa moda foi a dos yuppies². Usavam roupas de linho ou crepe e estar bem vestido era indispensável, deixando claro em seus visuais uma excessiva preocupação de gastos em roupas e acessórios para refletir a boa condição econômica dos adeptos.
 
Fonte: Livro História da Moda, (2004)
Não havia mais tanta diferença entre as roupas masculinas e femininas, agora o que maispreocupava eram as tribos. 




[1]  Escuro em inglês.
[2] Young Urban Profissional Persons, Jovens profissionais urbanos em inglês.


Categoria: História
Escrito por Angelina Bonaldi Klöppel às 13:09
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Década de 70
Já começaram com toda a referencia da moda hippie, portanto, todo aquele visual característico continuaram em evidência nos primeiros anos da década de 1970. O penteadoblack-power, usado pelos negros. Houve uma grande diversificação da moda, inúmeras opções de estilo, porém sempre prevalecendo o aspecto de jovialidade.
Fonte: Comunidade Moda
Presente nesse momento, também o revivalismo, trazendo inspirações do passado, porém com uma marca nova. A tendência do New Romantic, privilegiava as estampas florais, acabamentos em renda, chapéus de palha e acessórios românticos, e muitos tecidos. Também a tendência em qual a mulher queria se afirmar como independente usando ternos, saia com casaco numa masculinização visual.

                Roupas esportivas também muito em vigor. Calças compridas, porém foram as mais usadas, sempre em jeans mas variavam desde boca-de-sino passando por cortes tradicionais e chegando ao baggy e ao semi-baggy.
Fonte: Comunidade Moda
A crise do petróleo influenciou bastante na década de 1970, surgiu uma preocupação imensa na Europa por serem os tecidos em sua maioria sintéticos dependendo do petróleo como matéria-prima. Mas houve um comitê de estilo e entraram em um consenso para resolver este problema.
Teve-se então um leque de opções quanto aos tecidos, começando pelos sintéticos mesmo, e também os rústicos, como os blusões de lã com pontos grossos.
As camisas justas e golas pontudas destacaram-se na década. Surgiu uma inovação, a palavra de ordem era “glamour”, daí surgiu o movimento glam ou glitter, influenciados peloglam rock, tendo como referencia nomes como Bryan Ferry and Roxy Music, David Bowie, Rod Stewart, Marc Bolan e Elton John.
Fonte: Comunidade Moda
Muito brilho no visual e excentricidade exagerada. A bota  de cano alto e salto plataforma foi extremamente popularizada.
A ideologia Black is Beautiful¹foi uma grande onda, privilegiou as raízes afro, a cultura caribenha e o ritmo soul.
Fonte: Livro História da Moda, (2004)
Outro movimento notável na época foi de jovens estudantes sem emprego com o lema “Nenhum futuro”, agrediam e denunciavam a sociedade da época, foram os punks. Usavam roupas rasgadas, jaquetas de couro preto, botas surradas e detalhes metálicos como rebites, tachas e correntes, além de brincos excessivos e alfinetes. Para os cabelos o corte moicano.
 
Fonte: Site BBC
No fim da década veio a influencia do grupo musical “Village People”. Um índio, um policial etc., claramente homossexuais. Visual descontraído influenciando no uso de bigodes. O filme “Os Embalos de Sábado à Noite”, estrelado por John Travolta virou febre mundial proferindo novamente a moda glam.
Fonte: Comunidade Moda







[1] Ne
Foi uma década muito marcante, especialmente pela manifestação dos jovens. A Guerra do Vietnã, conflitos raciais, rebeliões estudantis, influenciaram na moda. Nesse período a ordem era a jovialidade. O jeans foi a grande afirmação da moda jovem, não apenas os modelos tradicionais, mas os novos modelos com intervenções modernas. Macacões de malha, calças mais justas e o uso de zíper marcaram os looks de Pierre Cardin. O tubinho, a linha trapézio, o conjunto calça comprida e paletó para mulheres. A minissaia explodiu, e a meia-calça.
 
Fonte: Site Comunidade Moda
As grandes influências da época foram os Beatles, com seus terninhos e cabelos "tijelinha".
O aspecto de psicodelismo mediante matérias como o plástico e o acrílico, além das estampas multicoloridas. Também os movimentos de Pop Art e Op Art influenciaram muito a ornamentação das roupas na época. A Pop Art privilegiando tudo que era popular, e a Op Art com os efeitos óticos geométricos, tanto coloridos como preto e branco.
 
Fonte: Site Comunidade Moda
Twiggy foi a modelo que marcou o estilo dos anos 1960, a aparência de menina com cabelos curtos e olhos maquiados parecendo olhos de boneca com rímel e cílios postiços.
 
Fonte: Site Comunidade Moda
Para os homens, a gravata saiu de auge, para entrar as jaquetas com zíper, as golas altas, botas, calças estreitas e camisas coloridas e estampadas. Na segunda metade dos anos 1960 apareceu a moda unissex, ou seja, tanto homens quanto mulheres usavam da mesma moda. E também os Hippies que se posicionaram em meio as suas roupas despreocupadas, desleixadas e com muitos detalhes artesanais, patchwork, bordados, aplicações e bijuterias populares, além das saias longas de crepe indianos, confortabilíssimas e a calça boca-de-sino para ambos os sexos. Cabelos longos, despenteados também foram usados por homens e mulheres.

Em agosto de 1969 houve um grandioso show de música pop, em uma fazenda próxima a Nova York, foi o Woodstock. Lembrado até hoje por todos, mesmo os que não presenciaram. Jimi Hendrix, Janes Joplin e outros, um fim de semana chuvoso com muito mais gente do que o esperado, foi a grande difusão dos conceitos hippies para os jovens do mundo todo. 


Fonte: Site Comunidade Moda


Categoria: História
Escrito por Angelina Bonaldi Klöppel às 14:04
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14.07.2008

Década de 50
A moda dessa época foi de extrema sofisticação, para alguns, a mais bonita de todas com relação à moda. A época da feminilidade é de muito luxo e glamour, o que marca esse período dos “anos dourados”. Paris continuava ditando as regras da moda feminina através de Christian Dior, Cristóbal Balenciaga, Pierre Balmain, Jacques Fath, Madame Grès, Nina Ricci, Hubert de Givenchy entre outros.
Fonte: Comunidade Moda

New Look de Dior desencadeou o padrão estético dos anos 1950: cintura marcada com saias rodadas, sapatos “scarpins” de salto alto e bico fino, chapéus com as abas grandes e o uso da bijuteria fina imitando jóias acentuou-se. Forravam os sapatos com o mesmo tecido do vestido ou ornavam-no com os mesmos bordados, luvas eram um complemento indispensável, até mesmo durante o dia.
Inúmeros foram as propostas de Dior na década de 1950, os vestidos ficavam justou ou ampliavam-se, retos e longos ou abaixo no joelho e volumosos. Constantes mudanças. As “Linhas H, A, Y, V e Princesa” foram muito bem aceitas.

 
 
Fonte: Especial Moda (Folha Online)

A moda masculina teve um toque revival lembrando as roupas masculinas no inicio do século XX. Paletós compridos, calças justas e o chapéu coco.
        Também é necessário ressaltar que foi nessa década que os jovens norte-americanos passaram a buscar uma identidade própria. As t-shirts, foram a grande moda depois de James Dean e Marlon Brando do cinema, e Elvis Presley com seu rock and roll terem as usado nas telas, não como roupa de baixo. A prêt-à-porter passou a ser cada vez mais significativa, influenciada especialmente pelo sport-wear.



Categoria: História
Escrito por Angelina Bonaldi Klöppel às 15:33
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Década de 40
A Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) marcou a década de 1940, conflito que mudou os rumos da história. A moda já na segunda parte dos anos 1930 começou a masculinizar-se, influenciada pelos uniformes dos soldados, como um prenuncio dos anos de guerra.
        A palavra de ordem foi recessão, e devido a isso a grande moda foi o uso de duas peças, para qualquer momento. Havia regras para gastos de tecidos, o que fez com que as saias ajustassem-se. Isso provocou certa monotonia na moda, que acabou sendo resolvida com detalhes como debrum colorido, bolsos e golas também em outra cor aproveitando assim as sobras de tecido. Na Inglaterra o racionamento não acabou mesmo depois de finalizada a guerra, durou até 1949. Paris estava sob ocupação nazista e Hitler tentou transferir a sede da alta-costura para Berlim e Viena, porém acabou não o fazendo.

 
Fonte: Especial Moda (Folha Online) 


Turbantes, chapéus, redes e lenços eram usados sobre a cabeça por motivos de segurança no trabalho, e também a ausência de cabeleireiros e os cosméticos de baixa qualidade.

 
Fonte: Especial Moda (Folha Online)

Bolsas tiracolo eram usadas, as meias finas de nylon simplesmente sumiram no período da guerra, pois a produção de nylon foi toda destinada para o fabrico de pára-quedas. Para solucionar este problema, as mulheres pintavam suas pernas com pastas cor da pele, ou com extrato de nogueira, e desenhavam com lápis um costura traseira nas meias.
        A calça-saia foi uma peça bastante usada na época pelas mulheres que andavam de bicicleta.

Fonte: Livro História da Moda, (2004) 

Foi criada uma exposição em Paris, chamada Lê Théâtre de la Modeque aconteceu em 1945 e correu o mundo divulgando nomes como Cristóbal Balenciaga, Pierre Balmain, Christian Dior, Hubert de Givenchy, Jacques Fath entre outros 




Categoria: História
Escrito por Angelina Bonaldi Klöppel às 13:58
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